quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

LIVROS

"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não lêem".
Mário Quintana

"Nós mudamos incessantemente.
Mas se pode afirmar também que cada releitura de um livro
e cada lembrança dessa releitura renovam o texto." Jorge Luis Borges


Como é prazeroso fazer a lista dos livros que se quer ler.
Mais ainda é recebê-los na volta a casa,
e parecer criança na noite de Natal.

Ai vai a lista dos meus livros:

- "A solidão dos numeros primos", Paulo Giordano - Ed. Rocco

- "Por mais um dia", Mitch Albom - Ed. Sextante

- "Que cavalos são aqules que fazem sombra no mar?", Antonio Lôbo Antunes - Ed.Alfaguara

- "Clarice", Benjamin Moser - Ed. Cosacnaify

- "O clube do filme", David Gilmour - Ed. Intrínseca

- "No teu deserto", Miguel Souza Tavares - Ed. Cia das Letras

- "A Educação Sentimental", Gustave Falubert - Ed. Martin Claret

- "A Dupla Chama", Octavio Paz - ed. Assírio e Alvim

- "A Luz da Noite", Edna Obrien - Ed. Record

- "Coisas da Vida", Martha Medeiros - Ed. LPM

E ainda lerei "Evocação a Sophia" , sugerido por Joaquim Duarte.

Aqui fica a crónica sobre o livro, por laurinda Alves.
Belíssima!

Tive uma vida maravilhosa,
disse Sophia de Mello Breyner Andresen pouco antes de morrer.
Alberto Vaz da Silva, autor de “Evocação de Sophia”,
diz que esta foi uma das últimas coisas que se lhe ouviu dizer.
O prefácio do novo livro foi escrito por Maria Velho da Costa
e o posfácio é de Tolentino Mendonça, que evoca assim a poesia de Sophia:
“poema a poema somos remetidos para o ‘limpo’, o ‘intacto’, o ‘inteiro’, o ‘puro’”.
Neste livro cabem memórias de viagens espantosas pela Grécia e Sicília
mas também fragmentos de escritos inéditos sobre as casas habitadas por Sophia.
Sobre a sua viagem com Agustina à Grécia,
Sophia escreveu a Jorge de Sena:
“não tento descrever-lhe a Grécia nem tento dizer-lhe o que foi ali a minha total felicidade.
Foi como se eu me despedisse de todos os meus desencontros, todas as minhas feridas.”
Muitos anos mais tarde escreveria sobre a memória dos templos,
das estátuas, das praias, das praças e dos cafés da Sicília,
bem como das tardes e das noites vividas no maravilhoso jardim de Taormina,
na companhia dos amigos Ana Maria e João Bénard da Costa,
Helena e Alberto Vaz da Silva.
Por tudo isto e também pela caligrafia de Sophia vale a pena
ler e guardar este livro para sempre.


ACEITO SUGESTÕES PARA LEITURA!

2 comentários:

  1. Livro é tudo. Me lembrou meu pai, que por coincidência citei no meu texto algo parecido que ele dizia.Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Carmen,
    Vim dar "gozos" à minh'alma e deixar-te um beijo.
    Eis uma sugestão de leitura:
    www.atura-liter-atura.blogspot.com

    Canhanga

    ResponderExcluir