sexta-feira, 19 de junho de 2009

VOLTANDO A CALDAS DA RAINHA, PORTUGAL,
COM IMENSA SAUDADE, SEMPRE!

Mensagens............
Chegam-me mansamente,
Trazem-me tanta coisa,
enchem-me de afeto.

Recebí escritos da Rita e do Manuel,
amigos muito queridos,
companheiros de tantas horas,
principalmente nas noites frias das Caldas,
onde muitas vezes nos seus colos me refugiei.
Talvez não suponham o tamanho da saudade
e da força das lembranças dos nossos momentos.

A Rita mandou-me duas poesias, belíssimas,
de quem eu não conhecia.
Chama-me de "enorme menina bonita"
e pede que eu continue a sorrir,
quando me sinto as vezes "pequenina", tão!

Escritor e poeta angolano,ONDJAKI

PARA VIVENCIAR NADAS
borboleta é um ser irrequieto.
para vestes usa pólen.
tem um cheiro colorido
e babas de amizade.
descola por ventos
e facilmente aterriza em sonhos.
borboleta tem correspondência directa
com a palavra alma.
para existir usa liberdades.
desconhece o som da tristeza
embora saiba afogá-la.
usa com afinidades
o palco da natureza.
nega maquilhagens isentas
de materiais cósmicos. como digo:
pó-de-lua, lápis solar
castanho-raíz, cinzento-nuvem.
borboleta dispõem de intimidades
com arcos íris
a ponto de cócegas mútuas.
parra beijar amigos e vidas ela usa olhos.
borboleta é um ser
de misteriosos nadas.


LÁGRIMA, GOTA LÁGRIMA (OU: TODAS DESPEDIDAS DO MUNDO)

lágrima é uma sensação que escorrega.
mundo está seco de coisas e trans-sensações
assim a lágrima presta-se
a desressequir o mundo.
porque:mundo está duro;
mundo está pedinchar molhadezas
que só amor tem num bolso;
mundo está ainda grande e tão pequenino já.
lágrima, afinal,é uma carinhosa correcção do mundo
e tem pontes com a amizade.
porque:sinónimo sincero de amizade é celebração.
assim mesmo, ela, húmida.
bem húmida.













RITA E CARMEN/ "Tasca da Albertina",CR, PT







******

Manuel querido, emocionou-me com as palavras,
uma declaração de afeto e amizade;
amigo, não tenhas dúvida,
oceanos não afastam as pessoas
quando eles não desejam isto!






Ana, Manuel, Rita , Margu e Carmen

Um comentário:

  1. olá,
    tentei localizar teu blog, não consegui.
    Obrigada mesmo assim pela visita.

    ResponderExcluir