domingo, 1 de março de 2009

COQUEIROS (PARTE IV)

SÃO FÉLIX E CACHOEIRA - Pérolas do Recôncavo

Cena indescritível é a da chegada às cidades baianas de São Félix e Cachoeira, parece que estamos entrando num cenário cinematógrafico de filme de época. Separadas pelo rio Paraguaçu que nasce na Chapada Diamantina e ligados por uma ponte de ferro (Rodoferroviária) construída por ingleses e inaugurada por D. Pedro II em 1859, os municípios têm belíssimos prédios coloniais.

De acordo com o historiador Luís Henrique Dias Tavares, no livro “Independência do Brasil na Bahia”, em 22 de junho de 1822, uma canhoneira portuguesa que protegia o rio Paraguaçu abriu fogo contra o reduto independentista baiano, deixando vários mortos. “Logo após os primeiros tiros da canhoneira começou a luta para silenciar a embarcação de guerra, aprisionar o seu comandante e marujos e desarmar e prender os soldados e os portugueses que haviam feito disparos. Assim começou a guerra pela Independência do Brasil na Bahia”, descreve.

Já em São Félix a dica é fazer uma visita ao Centro Cultural Danemann, criado em 1989 pela mais antiga fábrica de charutos do Brasil, que tem a qualidade dos seus "puros" igualada aos cubanos. Além de exposições, oficinas, seminários e cursos, a empresa mantém um Cine Clube e realiza o Festival de Filarmônicas e a Bienal do Recôncavo. No centro também é possível acompanhar uma parte do processo de fabricação dos charutos que é feito de forma artesanal e pode levar até 30 dias (entre montagem, secagem e acabamento). A Dannemann S.A, criada pelo Alemão Gerhard Dannemann em 1873 em São Félix, hoje é uma multinacional. (Claudia Severo)( http://www.dannemann.com/ )









São Félix vista de Cachoeira.
















São Félix










Fábrica de charutos Danneman











Ponte Dom Pedro II,
que faz a travessia São Félix/Cachoeira















Cachoeira, pura magia!



























Igreja Ordem Terceira do Carmo
































Primeira Estação de Ferro

Um comentário:

  1. carmen é impressão minha ou a técnica é a mesma que vi em maragogipinho........
    beijos daqui de sampa

    ResponderExcluir