domingo, 2 de agosto de 2009

"CORAÇÃO VAGABUNDO"

Meu coração não se cansa
de ter esperança
de um dia ser tudo o que quer
meu coração de criança
não és só a lembrança
de um vulto feliz de mulher
que passou por meu sonho
sem dizer adeus
e fez dos olhos meus
um chorar mais sem fim
meu coração vagabundo
quer guardar o mundo em mim
*******************
O documentário do paulistano Fernando Grostein Andrade mostra as viagens de Caetano Veloso por São Paulo, Nova York, Tóquio, Osaka e Kyoto durante o lançamento do álbum
"A Foreign Sound", primeiro CD do artista com o repertório totalmente em inglês.
Filmado entre os anos de 2003 e 2005, conta com participações do cineasta Michelangelo Antonioni, David Byrne, Regina Casé, Pedro Almodóvar e Gisele Bündchen.
A produção é de Raul Dória e Paula Lavigne.
********************
Ver e ouvir Caetano Veloso é sempre muito bom, é ótimo!
Admiro todo trabalho de Caetano e o "Foreign Sound" foi um disco que aproximou-me muito da música americana.
Gostei das reflexões do Caetano sobre a música brasileira,
da simplicidade ao falar das suas origens em Santo Amaro, interior da Bahia,
das suas relações com as cidades por onde faz a turnê,
das limitações que possúi, como a falta da fluência na lingua inglesa
e do domínio no violão, além de outras declarações
sobre a forma de estar na vida e seu cotidiano "comum".
Aparece assim um Caetano inteligente, simples,espontâneo, bem humorado,
observador, e em transformação.
Impressionou-me vê-lo falar da velhice,
e sentir em alguns momentos certa nostalgia na sua fala.
Entretanto o documentário não emocionou-me como esperava.
Saí do cinema com o sentimento de falta,esperava mais.
Mas como diz o Fernando Grostein,
“Deixei-me guiar pela emoção”, “Foi um processo de tentativa e erro até encontrar uma história. Não se trata de um filme biográfico, mas sim de uma passagem pela vida de Caetano.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário